Pesquisar este blog

Carregando...

Movimento de Translação


A Terra possui 14 movimentos dentre os quais são apenas destacados dois no ensino escolar: movimento de translação e movimento de rotação.
O movimento de translação é o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol. O movimento de translação dura 365 dias e cinco horas e 48 minutos e 48 segundos, ou seja, um ano. Essas horas a mais são deixadas de lado e somadas a cada quatro anos compondo um ano bissexto que possui 366 dias.
INCIDÊNCIA DE SOL NA TERRA INCLINADA
O eixo da Terra está inclinado em relação plano do Sol. Está inclinação recebe o nome de obliqüidade da eclíptica. É uma inclinação imaginária da Terra formando um anglo de 23°. Considerando que essa inclinação é constante em todo o movimento de translação, isso acaba gerando uma diferença na incidência de raios de Sol na superfície terrestre durante o ano.


ESTAÇÕES
As estações do ano são resultado da diferença ou igualdade de incidência de raios solares nos hemisférios norte e sul da Terra durante o ano. As estações em que há diferença na incidência de raios solares são chamadas solstícios. Em 21 de junho se inicia o solstício de inverno no hemisfério sul e solstício de verão no hemisfério norte. Em 21 de dezembro dá-se o contrário: solstício de inverno no hemisfério norte e solstício de verão no hemisfério sul. A época do ano em que não há diferença na incidência de raios solares é chamada de equinócio. Em 21 de março se inicia o equinócio da primavera no hemisfério norte e equinócio de outono no hemisfério sul. Em 23 de setembro dá-se o contrário: equinócio de outono no hemisfério norte e equinócio da primavera no hemisfério sul. 

2 comentários:

Anônimo disse...

qual a velocidade de translação da terra e porque acontece?

Anônimo disse...

A volta completa é aproximadamente 365 dias (1 ano) e ocorre por causa da força da gravidade do Sol sobre a Terra.

Postar um comentário