Pesquisar este blog

Velocidade Escalar Média

ESPAÇO

O espaço é uma coordenada de posição da partícula na trajetória. Conhecida a trajetória, localiza-se a posição da partícula na mesma através do elemento chamado espaço. O espaço é o “comprimento” e pode ser medido em quilômetros, metros, decímetros, centímetros, etc. No sistema internacional de medidas (SI) nós utilizamos a unidade metro para a medição do espaço.

VELOCIDADE

Velocidade é a grandeza cinemática que relaciona espaço com tempo. Em princípio, falaremos de velocidade escalar média.

Pensando no deslocamento de um determinado móvel numa trajetória conhecida, podemos definir velocidade média como sendo:


As diferenças S2 – S1 e T2 – T1 podem ser representadas respectivamente por Δs e Δt, sendo que Δ (lê-se “delta”) é uma letra grega utilizada aqui como símbolo para variação de uma grandeza. Nos casos citados, Δs é a variação do espaço, sendo S2 o espaço final e S1 o espaço inicial, e Δt  é a variação do tempo, sendo T2 o tempo final e T1 o tempo inicial.

Velocidades importantes:
Som no ar: 340 m/s
Luz no vácuo: 300.000 km/s

Exercício

Na figura acima, a velocidade média máxima permitida no trecho AC é de 100k/h. Qual deve ser então a velocidade no trecho BC para que o motorista não seja multado?
Resolução:

2 comentários:

Anônimo disse...

Um automóvel percorre uma estrada de 400 km que liga duas cidades. Nos 300 km iniciais, divido as boas condições da estrada o motorista desenvolve uma velocidade media de 100 km/h, mas no 100 km restantes , divido à erosão provocada pelas chuvas, só consegue manter a velocidade media de 40 km/ h. o tempo gasto no percurso entre as duas cidade foi?

Anônimo disse...

Faremos assim...irenos tirar o tempo medio do primeiro trajeto sendo 300km/100km/h=3Horas,agora a segunda parte 100km/40km/h=2,5

Tempo gasto no percuso igual Delta tempo¹+Delta tempo²= 3H+2,5H= 5,5 horas


Obs a velocidade escalar media da viagem foi de 400Km/5,5horas=73 km/h ou 21 m/s,sendo que os resultados foram arredondados segundo o SI

Postar um comentário