Pesquisar este blog

Movimento uniforme II


No movimento progressivo uniforme, o espaço é crescente e a velocidade é constante. Observando os gráficos a seguir, verificamos que no gráfico do espaço em função do tempo temos uma reta obliqua ascendente e no gráfico da velocidade em função do tempo temos uma reta horizontal, pois a função é constante.

No movimento retrógrado uniforme, a velocidade também é constante, mas o espaço é decrescente. Observando os gráficos a seguir, verificamos que no gráfico do espaço em função do tempo temos uma reta obliqua descendente e no gráfico da velocidade em função do tempo temos também uma reta horizontal, porém ela é negativa.

Exercício I

Um trem trafega em movimento uniforme numa velocidade de 72km/h. Quanto tempo o trem demora para transpor um túnel de 220m de extensão, lembrando que o comprimento de trem é de 480m?

Lembramos que nesse caso, o trem não se comporta como um ponto material, mas sim como um corpo extenso, cujas dimensões devem ser levadas em consideração no fenômeno estudado.

Primeiramente, devemos compatibilizar as medidas, transformando o valor da velocidade que está em quilômetro por hora em metro por segundo. Para transformar km/h em m/s basta dividir a velocidade por 3,6. O contrário também é válido: para se transformar m/s em km, basta multiplicar a velocidade por 3,6.

Perceba que o movimento descrito só termina quando a traseira do trem se emparelha com o final do túnel, isto é, o espaço percorrido pelo trem é o comprimento do túnel somado ao comprimento do próprio trem.

Vejamos a resolução:



Exercício II

A questão 2 é um exercício clássico sobre encontro de móveis. O carro A sai de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro a uma velocidade constante de 30 km/h. No mesmo instante, um carro B sai do Rio de Janeiro em direção a São Paulo numa velocidade constante de -50km/h. Como a trajetória está orientada no sentido SP – RJ, então o movimento de carro A é progressivo e o movimento do carro B é retrógrado, sendo portanto negativa a velocidade do carro B. A distância considerada de SP – RJ aqui é de 400km.



Obtenha o tempo de encontro entre os dois carros (TE) e o local de encontro (SE).
Resolução:
Movimento uniforme: s = s0 + VT
A: SA = 30t
B: SB = 400 - 50t
Durante o encontro, SA = SB
∴ 30tE = 400 – 50tE ⇒ 80tE = 400 ⇒ tE = 5h
Para obter o local de encontro, basta utilizar agora o tE qualquer uma das esquações:
SE = 30tE ⇒ SE = 30 . 5 ⇒ SE = 150km
Ou:
SE = 400 - 50tE ⇒ SE = 400 – 50 . 5 ⇒ SE = 150km

Nenhum comentário:

Postar um comentário