Pesquisar este blog

Carregando...

Substâncias e Misturas III


Misturas

Misturas são materiais formados por duas ou mais substâncias puras. A maior parte dos materiais com que temos contato em nosso cotidiano são misturas, como por exemplo o ar, o álcool hidratado, o vinagre, o aço, entre muitos outros. O ouro, que infelizmente não está tão presente em nosso dia-a-dia como gostaríamos, em sua variação de 18 quilates é uma mistura formada por 75% de ouro e 25% de cobre e prata.


Materiais homogêneos e heterogêneos

Uma outra forma de analisar os materiais é dividi-los entre materiais (ou sistemas) homogêneos e heterogêneos. Ao invés de analisar a composição dos materiais que os divide entre substâncias puras e misturas, algo que não pode ser observado a olho nu, vamos nos deter nos aspectos visuais, naquilo que pode ser observado por nossos olhos ou por um microscópio óptico comum.

Um material é considerado homogêneo quando apresenta apenas um aspecto visual ao ser observado através de um microscópio comum.  Exemplo: água e álcool; ouro 18k.

Um material é considerado heterogêneo quando apresenta mais de um aspecto visual ao ser observado através de um microscópio comum. Ex: água e areia; sangue; leite; madeira.


Cada aspecto visual observado em um sistema heterogêneo é chamado de fase. Quando você observa a nata que se forma no leite, você está observando duas fases: o leite e a nata. Se você já observou um móvel feito com madeira de demolição, deve ter observado a variedade de materiais que compõem o objeto. Dessa forma, podemos dizer que fase é cada aspecto visual do um sistema, quando observado ao microscópio comum (óptico).

Podemos estabelecer algumas regras básicas para saber quantas fases tem um sistema:

a)    Vários pedaços de um mesmo sólido – uma fase  (descontínua). Ex: copo com 3 cubos de gelo;


b)    Vários sólidos diferentes pulverizados – várias fases. ;


c)    Vários gases – uma só fase. Mistura de gases é sempre homogênea.


d)    Vários líquidos – se os líquidos forem miscíveis (que se misturam), como água e álcool, temos uma fase só. Se os líquidos forem imiscíveis, como água e óleo, temos várias fases.


Aquecimento de materiais

Podemos determinar se um material é uma substância pura ou mistura através de seu aquecimento. Substâncias puras possuem ponto de fusão e ebulição constantes. Por exemplo, a água em forma de gelo se torna liquida a 0˚ C e ferve a 100˚ C (sob pressão de 1 atm). Isso significa que substâncias puras mudam de estado físico em temperaturas constantes. No caso das misturas, isso não ocorre. Uma mistura como água e sal, por exemplo, apresenta pontos de fusão e ebulição variáveis. No entanto, existem misturas especiais que possuem ponto de fusão ou ponto de ebulição constantes, se assemelhando a uma substância pura em apenas um desses dois aspectos. As misturas que possuem ponto de fusão constante e ponto de ebulição variável são chamadas de misturas eutéticas. As misturas que possuem ponto de fusão variável e ponto de ebulição constante são chamadas de misturas azeotrópicas.

Vejamos isso através de alguns gráficos:






Ver :

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, estou adorando!!!

Postar um comentário