Pesquisar este blog

Carregando...

Substâncias e Misturas IV


Separação de misturas

Para realizar a separação de diversos tipos de misturas, isolando as diversas substâncias puras que as constituem, sem alterar a composição dessas substâncias, utiliza-se um processo físico conhecido como análise imediata. Vejamos alguns exemplos de métodos para se fazer a separação de misturas.

1. Misturas Heterogêneas (mais de uma fase)

Filtração: sólido + líquido

O sólido é separado do líquido através de um filtro, como ocorre na preparação do café onde a parte do pó de café permanece no filtro de papel e parte solúvel ultrapassa o filtro juntamente com a água quente. Esse método também serve para separar água e areia.

Decantação: líquido + líquido (ambos imiscíveis)

Através desse método separamos líquidos com densidades diferentes, como por exemplo, água e óleo. Em um funil de decantação, a água se acumula na parte inferior por ser mais densa e óleo permanece na parte superior.

Dissolução fracionada: sólido + sólido

Um dos sólidos da mistura é dissolvido em um líquido e o outro é filtrado. Esse método é utilizado para separar sal e areia, por exemplo. O sal é dissolvido na água e a areia é filtrada, já que não é solúvel em água. Depois, o sal é separado da água através de evaporação.

Flotação: sólido + sólido

A flotação é utilizada para separar sólidos com densidades diferentes por meio de um líquido com densidade intermediária. Dessa forma podemos separar areia e serragem imergindo ambos na água. A areia por ser mais densa ficará no fundo do recipiente e a serragem irá flutuar na superfície da água.

Separação magnética: sólido + sólido

Através do uso de um ímã, um dos sólidos é atraído e separado. Utiliza-se esse método para separar minérios de ferro de algumas impurezas.


2. Misturas Homogêneas (apenas uma fase)

Destilação simples: sólido + líquido

Em um aparelho adequado, a mistura é aquecida e a parte líquida evapora, sendo condensada a seguir e recolhida em outro recipiente. Água e sal é uma mistura que pode ser separada dessa forma.

Destilação fracionada: líquido + líquido

Uma mistura de líquidos miscíveis com pontos de ebulição diferentes e não muito próximos pode ser separada através da destilação fracionada que consiste em aquecer a mistura e separar os líquidos na medida em que seus pontos de ebulição vão sendo atingidos. Água e acetona podem ser separadas por esse método.

Liquefação fracionada: gás + gás

Uma mistura gasosa pode ser separada através de um processo de liquefação seguido de destilação fracionada. O ar atmosférico pode ter seus componentes separados dessa forma.

Ver:

Substâncias e misturas I
Substâncias e misturas II
Substâncias e misturas III

8 comentários:

Alberth disse...

seria bastante interessante umas ilustrações para este assunto, ficaria bem mais fácil a compreensão vendo as misturas

Anônimo disse...

eu precisava de ilustraçoes..

Anônimo disse...

Gostaria de saber se será totalmente gratuita a assinatura para receber as atualizações do Q.I Educação. Obrigado!

Anônimo disse...

Concordo realmente ta precisando de ilustrações.
mas gostei muito da maneira simples de como vc explica.

Anônimo disse...

Está faltando um vídeo com o experimento.

Anônimo disse...

Está muito bom, ilustração é para pessoas que realmente não sabem do que se trata a matéria, pois a explicação está ECXELENTE! Parabéns, muito bem resumido.

Anônimo disse...

gostei da explicação foi bem clara mais estava faltando algo mais

Anônimo disse...

é meu filho, podemos não entender química mas você parece não entender português. * EXCELENTE *

Postar um comentário