Pesquisar este blog

Carregando...

O que é biologia

Todo livro ou curso de biologia que se preza se inicia com uma discussão sobre o que é biologia. A resposta é sempre a mesma: biologia é o estudo da vida. E segue a explicação sobre a origem grega do termo: bio = vida; logos = estudo. E passamos então alguns bimestres ou semestres de nossas vidas estudando a própria vida.

E que vida é essa que estudamos? Ou melhor: o que é a vida?

Essa pergunta nenhum livro ou professor se arrisca a responder. O que se pode dizer é que nos limites desta ciência chamada biologia, a vida é estudada a partir dos seres vivos. Isto é, entendendo sua origem e evolução, analisando suas relações com o meio ambiente e com os outros seres vivos, classificando-os e agrupando-os conforme suas características.

E como estamos falando da ciência biologia, todas essas coisas são feitas por meio de métodos científicos, relacionando causas e efeitos. Isso é importante dizer porque muito antes de existir essa ciência chamada biologia, os seres humanos já estudavam a vida, cada um ao seu modo. Os egípcios deram grande contribuição à medicina ao utilizar a técnica de embalsamamento de seus mortos durante séculos, o que significou acumular conhecimento sobre o corpo humano. Além de construírem pirâmides, os egípcios chegaram a fazer cirurgia craniana. O grego Hipócrates (c. 460-377 a.C.), milênios atrás, já defendia que as doenças eram causadas por causas naturais, o que poderia soar muito estranho num tempo em se creditava a deuses e demônios todas as enfermidades. Mas todo esse conhecimento dos antigos era adquirido de forma empírica e não utilizando métodos científicos.

E o que nós estamos fazendo ao estudar biologia? Estudando o “estudo da vida”?

Na prática, para o estudante comum, é isso mesmo. Estamos estudando o conhecimento construído com muito suor pelos cientistas que fizeram e fazem biologia ao longo de séculos. O estudante que resolver fazer ciência um dia, passará do “estudo do estudo da vida” para o “estudo da vida” propriamente dito. E para o estudante que dá esse passo além, a pergunta “o que é biologia” ganha um peso muito mais importante, quem sabe até uma urgência filosófica.

Dizer que a biologia é o estudo da vida é algo que nos parece muito agradável e de uma “meiguice” que a priori torna tudo muito belo. Mas porque estudamos a vida? Como se estuda a vida? Que tipo de coisas produzimos ao estudar a vida? Para estudar a vida, precisamos causar dor em animais dentro dos laboratórios das universidades e empresas? Estudaremos a vida para alcançar a cura de doenças ou para criar patentes que nos ajudem a obter lucros com o dinheiro dos doentes? A invenção de armas biológicas é um legítimo estudo da vida?

Talvez a “meiguice” a qual nos referimos venha a se esvair quando nos damos conta de que o estudo da vida muitas vezes ao longo da história não tenha tido objetivos tão nobres. A prática da eugenia nazista é um exemplo concreto. Talvez o número de questões de cunho filosófico, moral e ético que se levantam ao nos aprofundarmos um pouquinho no significado de “estudar a vida”, explique o motivo pelo qual esse assunto ganha apenas meia páginas nos livros de biologia de ensino médio.

No entanto, de forma alguma podemos culpar a biologia como ciência pelos usos e abusos que o ser humano faz da mesma. Os romanos já envenenavam rios muitos séculos atrás para matar seus inimigos e durante a Idade Média era comum lançarem corpos apodrecidos por meio de catapultas para além das muralhas de cidades sitiadas como forma de contaminar a população local com doenças oriundas dos cadáveres. A engenhosidade do ser humano para realizar destruição utilizando conhecimento sobre a vida natural não é privilégio das gerações atuais.

Para não ficarmos só no samba triste, é bom lembrar que alguém já disse que assim como o século XX foi o século da física, o século XXI deverá ser o século da biologia.

Você já deve ter ouvido falar muito das promessas acerca das pesquisas com células-tronco. Todos os dias os noticiários têm alguma novidade do mundo da medicina. Tem gente estudando a vida pra valer. Sem essas pessoas, epidemias como a gripe suína poderiam se tornar uma catástrofe muito maior, como foram a peste negra e a varíola um dia.

Muitas vezes o estudante que está de olho no vestibular não tem tempo para pensar nos aspectos ideológicos e filosóficos de se estudar biologia, mesmo porque até hoje nenhuma banca de prova perguntou “o que é biologia?”. Mas para aqueles que vão ingressar nas carreiras da área de biológica (que está sempre na moda), é bom saber que depois de estudar divisão celular, reprodução das plantas, morfologia dos artrópodes, fisiologia dos anelídeos, taxonomia e outras coisas que o vestibular exige, o estudo da vida ganhará um propósito que é muito particular em uma sociedade capitalista e decisão única do indivíduo: fazer biologia para estudar a vida ou estudar a vida para fazer dinheiro.

17 comentários:

Anônimo disse...

'' EU ME CHAMO KAROLINE E ADORO A MATERIA DE BIOLOGIA PORQUE ,E MUITO INTERESANTE ALEM DE SE IMPORTANTE A GENTE CONHECER PROFUDAMENTE OS SERES VIVOS , TANTO POR FORA QUANTO POR DENTRO PELUMENOS NOS PASSAMOS DA VALOR MAIS PRA OS ANIMAIS , PLANTAS E TUDO RELACIONADO A ELA . SE BEM EU JA DOU MUITO VALOR , PORQUE A NATUREZA E TUDO QUE EXISTE FOI GRAÇAS A DEUS E DEVEMOS POR DIRETOS CONSERVA E PROTEGE , EU PRETENDO FAZER ISSO PORQUE GOSTO MUITO DE BIOLOGIA ADIMIRO OS PROFISIONAIS DESSA AREA , AINDA ESTOU NO 2ANO DO ENSINO MEDIO MAIS PRETENDO EMBREVE IR PRA FACULDADE , ME ESPECIALIZA POIS QUERER E PODER SO BASTA SE ESFOCA EU SOU ASSIM''

Jessica disse...

Nossa!
vo te conta: EU ADORO ESSE SiTE!!!!!!!!!!

Leonardo disse...

O que biologia?eu ñ sabia agora eu sei é o estudo da vida valeu

Débora disse...

parabéns gostei muito
vou prestar vestibular esse ano e toda ajuda é bem vinda!!!!

Anônimo disse...

adorei a explicação!!

Anônimo disse...

mto bom gosto de estudar os seres vivos

Anônimo disse...

eu adoro essa materia

Anônimo disse...

E site é muito bom, obrigado por exclarecer minhas duvidas e me dar mais informações

Anônimo disse...

eu amo a matéria de biologia, tenho até um sonho em ser bióloga....

Anônimo disse...

valeu gostei imenso aprendi muito

Anônimo disse...

amei eu pretendo me especializar e este site me ajuda muito obrigado. valeu!!!

Anônimo disse...

Amei este site ele me ajudou muito, obrigada por me ajudar com minhas duvidas!

Anônimo disse...

mto bom adorei estudar biologia mais profundamente

Anônimo disse...

adorei esse texto

Anônimo disse...

tbm gosto muito de biologiaaaa

josiquele disse...

agr eu sei ql e facul eu vou fazer me apaixonei agr...qrio mto acabar meus estudos par fazer longo essa facu....mt bigado pela exemplicaes*_*

brasiloto disse...

Boa noite, eu também gosto muito desse syte, pois estudo ciências biologicas,e me ajuda muito!

Jurandir Brasiloto
Ji-Paraná/ RO,17/03/2012

Postar um comentário