Pesquisar este blog

Carregando...

Reações químicas



O que é uma reação química? É uma transformação que ocorre nas substâncias, alterando seu estado inicial e que pode resultar em um ou mais novos produtos. As substâncias iniciais que irão sofrer a transformação são chamadas reagentes, e as novas substâncias formadas são chamadas produtos.

Imagine-se naquela balada. Você sozinho e muitas gatas dando sopa. Aí aparece aquela com quem você cruza o olhar e... pronto!, parece que encontrou a substância ideal para alterar todas as suas moléculas. E parece que você é um cara de sorte, pois a garota teve a mesma impressão! Digamos que rolou “química”. O final, todos já sabem. Nem você nem a garota vão sair da balada da mesma forma que entraram. Parece que houve uma transformação... um tipo de reação química que vai fazer você sair da condição de solteiro para um homem comprometido. Mas, cuidado ao freqüentar novas baladas, nunca se sabe quando se poderá encontrar uma mina mais reagente que vá alterar tudo de novo (ou quem sabe um Ricardão que o fará evaporar da vida da gata!).

Mas, como você sabe, cada encontro de balada tem uma característica, cada transformação acontece de um jeito, e cada reação tem diferentes resultados. É assim também com as transformações químicas. Por isso, dividimos tais transformações em tipos de reações químicas, de acordo com a característica de cada uma. Os tipos de reações serão abordados no próximo tópico. Confira!


Representação esquemática de uma reação:


EQUAÇÃO!!!


Calma, não estamos falando de matemática... bom, na verdade é matemática sim, mas se você aprendeu bem a primeira operação fundamental (SOMA) vai tirar de letra!

Toda reação química pode ser representada por uma equação. Mas, ao equacioná-la, devemos sempre levar em conta que os átomos de cada substância devem ser conservados. Eles não podem ser simplesmente criados ou destruídos. O número de átomos do mesmo elemento químico no estado inicial deve ser igual ao número final. Por exemplo, sabemos que a água é composta por um átomo de hidrogênio (H2) e dois átomos de oxigênio (O2). Então temos:


Reparem que na nossa ilustração ficou sobrando um átomo de oxigênio. É por isso que devemos representá-la assim:

Ou seja:

2 H2 + 1 O2 ® 2 H2O

Os números em vermelho representam os coeficientes da equação, necessários para que nós conseguíssemos igualar o número de átomos de cada elemento. Viu como é fácil!

Agora que você já sabe o que é uma reação química e como ela acontece, vamos aos tipos de reações químicas. Let’s go!


2 comentários:

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

é bem engraçado isso e para aqueles manes que so colam e entregam o trabalho pro professor daquele jeito e acabam se ferrando

Postar um comentário