Pesquisar este blog

Carregando...

Estrutura do DNA - Cromossomos

O DNA, ou ácido desoxirribonucléico, é um tipo de ácido nucléico presente no núcleo de todas as nossas células nucleadas. O DNA é responsável pela codificação de nossas proteínas, ou seja, ele que contém a informação de como produzir as proteínas, mas de uma maneira criptografada.

O “alfabeto” do DNA são os nucleotídeos, que formam uma estrutura de dupla hélice pela ligação fosfotiéster entre o açúcar de um nucleotídeo com o fostato de outro e por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

Cada nucleotídeo tem aproximadamente 0,3 nanômetros de tamanho, ou seja 0,0000003 milímetros. Isso parace pouco quando pensamos em um nucletíodeo isolado, mas o genoma humano, que é o conjunto de todo nosso DNA, possui cerca de 6 bilhões de nucleotídeos. Isso quer dizer que o genoma humano possui uns 2 metros de extensão. Mas como esses 2 metros de DNA cabem dentro do núcleo de nossas células, que medem aproximadamente 0,0000006 m2? Através dos cromossomos.

Os cromossomos tem como função compactar todo o DNA para que ele caiba dentro do núcleo de nossas células. É simplesmente uma questão de organização. Sabe quando você faz as malas para viajar e dobra as roupas e tudo cabe na mala, mas na volta, quando as roupas estão abarrotadas e desorganizadas, fica mais difícil ou até impossível fechar a mala?

O DNA, para caber nas nossas células se enrrola sobre si mesmo várias vezes, aumentando cada vez mais seu grau de organização. Essa compactação é dependende do auxílio de proteínas, as histonas, que servem como alicerce para o DNA se enrrolar. As histonas também se enrrolam entre si, até atingirem o grau máximo de compactação: o cromossomo.

Figura 1- Compactação do DNA, de dupla hélice (no topo da figura) até cromossomo.

A estrutura rígida dos cromossomos é necessária e importante quando a célula está em divisão, mas na célula em estado normal os cromossomos podem ficar de maneira um pouco mais relaxada, denominada cromatina.
Os humanos possuem 46 cromossomos, formando 23 pares. Uma técnica interessante é a “pintura cromossômica”, onde sondas marcadas com proteínas florescentes se ligam a regiões específicas do DNA, tornando mais fácil sua visualização, pareamento e até mesmo detecção de anomalias.

Figura 2- Pintura cromossômica do genoma humano de uma mulher. (Lodish et al, 2005)


Lodish H. et al, 2005. Biologia Celular e Molecular. 5 ed. Artmed: Porto Alegre, 2005.

3 comentários:

cursinho pre vestibular disse...

Primmeira vez que visito esse blog e achei matéria ótimas aqui, parabéns!

gabriela disse...

"Os cromossomos tem como função compactar todo o DNA(...)"
Essa afirmação a cima é completamente equivocada. Os cromossomos não tÊm função de compactação, eles são apenas o produto final da compactação. Acho que vocês deviam rever o texto.

Anônimo disse...

quem auxilia na compactaçao do dna, é a proteina histona. o dna se enrola na histona provocando a sua compactaçao. a cromatinaé a asssociaçao de histonas + dna, que forma o cromossomo. o cromossomo representa o grau maximo de compactaçao.

Postar um comentário