Pesquisar este blog

Carregando...

Quilombo

A palavra quilombo tem origem nos termos kilombo (língua quimbundo) ou ochilombo (língua umbundo), ambas pertencentes ao tronco linguístico Banto, predominante na África Subsaariana. Tanto o quimbundo quanto o umbundo são falados em Angola, de onde vieram muitos escravos para o Brasil. O sentido original do termo quilombo era de acampamento, local onde se parava para pernoitar.

No Brasil, o quilombo é um espaço de refúgio para onde seguiam principalmente escravos em fuga, mas também alguns poucos indígenas e brancos. Apesar de serem consideradas comunidades autônomas, alguns quilombos mantiveram a escravidão em seu interior. Em alguns documentos do período de vigência da escravidão encontramos os termos “aquilombar” ou “aquilombados” sendo utilizados como sinônimo de “refugiar” e “refugiados”.

Os quilombos estavam assentados na economia de subsistência: cultivavam aquilo que era necessário para o seu próprio consumo, além de realizar algum comércio com as regiões próximas.

Muitas comunidades quilombolas foram dissolvidas com o passar do tempo. Quando se descobria onde estava situado um quilombo, os capitães do mato armavam um pequeno exército a fim de tentar recuperar os escravos que escapavam das fazendas. Apesar disso, algumas delas, por estarem situadas em zonas bastante isoladas, atravessaram os anos e continuam a existir na forma de pequenas comunidades eu sobrevivem a partir da pesca, agricultura de subsistência e de pequenos comércios. Os estados brasileiros que possuem o maior número de comunidades quilombolas são: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Maranhão.

você precisa saber...

No estado de Alagoas existiu o quilombo dos Palmares, o mais conhecido da história do Brasil. Resistiu por mais de um século e hoje, o quilombo dos Palmares e seu líder, Zumbi são considerados símbolos da resistência negra brasileira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito,me ajudaram em uma questão eu naum conseguia fazer.
Me ajudou muito.
Beijão.
tchau.
Se um gatinho quizer me add no msn é:
ariadne_aark@hotmail.com

Postar um comentário