Pesquisar este blog

Carregando...

Ligação covalente dativa

Agora que você já sabe o que é a ligação covalente, pense no SO2. Sabemos que tanto o enxofre quanto o oxigênio pertencem ao grupo 16 da tabela periódica, tendo, portanto, 16 elétrons. Fazendo a distribuição eletrônica dos seus elétrons vamos descobrir que ambos os elementos possuem 6 elétrons na sua última camada, precisando, para completarem sua camada de valência e ficarem estáveis, de mais dois elétrons. Já que ambos precisam de um par de elétrons, então o jeito é que esses dois elementos compartilhem os elétrons que faltam. Um átomo de enxofre compartilha um par de elétrons com um átomo de oxigênio, como demonstrado abaixo:
Mas e o outro átomo de oxigênio da molécula?! Se o átomo de enxofre já está completo e um dos átomos de oxigênio também, onde entra o outro átomo de oxigênio? Pois é, algumas moléculas não podem ser explicadas somente pela ligação covalente. Por isso foi formulada a teoria de que há um tipo especial de ligação covalente, que foi chamada de ligação covalente dativa ou ligação coordenada. A ligação covalente dativa ocorre exatamente da mesma forma que a covalente simples, a única coisa que as diferencia é a procedência do par de elétrons compartilhado, que vem apenas de um dos átomos. Em outras palavras, na ligação covalente dativa um átomo com a camada de valência já completa compartilha elétrons com outro átomo de última camada ainda incompleta. Esse sim é um exemplo genuíno de solidariedade: ajudar ao próximo sem esperar nada em troca!

A ligação covalente dativa é representada por uma seta que parte do átomo que doa seus elétrons para compartilhar e vai até o átomo que recebe. Veja esta representação mais claramente no exemplo abaixo:
O mesmo procedimento deve ser usado na representação estrutural:

*Sobre ligação covalente simples e dativa: as ligações covalentes podem formar compostos sólidos, líquidos ou gasosos.

Vamos ver mais um exemplo de ligação covalente dativa. Como fica a representação eletrônica e a estrutural do oxiácido ácido sulfúrico (H2SO4)?

Muitos alunos têm dificuldade em montar essas representações. Mas é simples! Antes de tudo, vale lembrar que oxiácido é aquele que tem hidrogênio e oxigênio na molécula. Vamos lá, então! Na hora de estruturar os elementos na fórmula eletrônica, tenha em mente que o hidrogênio sempre estará ligado a um oxigênio, e que o oxigênio, por sua vez, sempre estará ligado a um átomo central, que fica sempre, ora vejam, no centro da fórmula molecular. No caso do ácido sulfúrico, o átomo central é o enxofre.

Comece a montar a fórmula estrutural pelo átomo central. Depois você coloca o hidrogênio ligado a um oxigênio que estará ligado ao átomo central. Lembre-se que tanto o enxofre quanto o oxigênio pertencem à família 6A e que, portanto, têm 6 elétrons na última camada.
Temos, ainda, mais um átomo de hidrogênio. Ele também deve se ligar a um átomo de oxigênio, e este ao átomo de enxofre:
Pronto, os átomos já estão todos com a camada de valência completa. Mas, se você observar a fórmula molecular do ácido sulfúrico (H2SO4), vai ver que na nossa fórmula eletrônica faltam ainda 2 oxigênios. Se todos os átomos já estão com a última camada completa, então, resta aos outros dois oxigênios que faltam ligar-se por meio da ligação covalente dativa! A quem se liga o oxigênio? Ao átomo central! Veja como fica:

Viu como é simples! Agora fica fácil montar a representação estrutural:

23 comentários:

Anônimo disse...

gostei da explicação assim ficou bem mais facil

Anônimo disse...

ADOOOOREI, VAI MIM AJUDAR MT NA HR DA PROVA :D

Anônimo disse...

só faltou a tabela de quantas ligações normais e dativas podem ser feitas de acordo com a familia do elemento na tabela periodica

Anônimo disse...

obrigada adoreie agora,vai me ajudar mto na prova!

Anônimo disse...

me ajudou muitooo

Anônimo disse...

Família 04: 04 covalências normais;

Família 05: 03 covalências normais e possibilidade para uma dativa;

Família 06: 02 covalências normais e possibilidade para até duas dativas;


Família 07: 01 covalência normal e possibilidade para até três dativas;


Hidrogênio: 01 covalência normal

Anônimo disse...

gostei, um jeito mais fácil de aprender.

Anônimo disse...

ufaaa, mt bomm..

Anônimo disse...

muito obrigada! agora melhorou para mim entender!muito bem!!

Anônimo disse...

Valeuuuu !!

Anônimo disse...

Gostei ,adoro esse siti!!

Anônimo disse...

Rafael disse...

Explicação fabulosa!!! Entendi de primeira!'ajudar ao próximo sem esperar nada em troca!'- essa frase deixou bem claro o que vc quis dizer...

Anônimo disse...

MUITO BOM MESMO

Anônimo disse...

Muito boa a explicação...

Anônimo disse...

Gostei muito dessa página!!!!!!! Me ajudou muuuuuiiiiito.....

Be@triz disse...

Gostei dessa página!!!!!!!!!! Me ajudou muuuuuuiiiiito..............

Anônimo disse...

Me ajudou pra caramba, bem aliviada agora !

Anônimo disse...

Esta explicação é muito boa, adorei mesmo antes eu odiava química depois que conheci este site tudo mudou!!!!!

Anônimo disse...

adorei esse site pois é muitoo boom amei aprendi bastante ......obg beijos

Anônimo disse...

ahm?

Nanda disse...

Muito boa a explicação!
Parabéns!!!

Anônimo disse...

Demais.

Anônimo disse...

valeu me ajudou bastante

Postar um comentário