Pesquisar este blog

Mitose

A mitose é um tipo de divisão celular, que serve para formar duas células-filhas iguais a partir de uma célula-mãe. É um processo necessário desde nosso desenvolvimento e crescimento como embrião até a nossa fase adulta, quando formamos, por exemplo, novas células da pele todos os dias, ou quando precisamos de novas células para regenerar tecidos lesionados.

Nossas células somáticas (conjunto de todas as células exceto as germinativas) oscilam entre dois períodos, a intérfase e a mitose. A intérfase é o período que a célula cresce, exerce suas funções e se prepara para a próxima divisão. A mitose é a divisão celular em si. Vale lembrar que células de diferentes tecidos possuem taxas de divisão diferentes, ou seja, algumas sofrem mitose muitas vezes, como as da nossa pele, outras sofrem poucas ou nenhuma vez, como as do cérebro.

Para as duas células-filhas receberem a mesma quantidade de DNA da célula-mãe, esta deve replicar todo seu DNA antes da mitose. Os cromossomos duplicados, chamados agora de cromátides-irmãs, ficam unidos por uma região denominada centrômero, formando um estrutura em “X”. No esquema ao lado as cromátides-irmãs I e II estão coloridas de vermelho e de azul.

Os centrômeros são muito importantes na divisão celular: nessa região cromossômica se ligam proteínas que interagem com as fibras de fuso, permitindo a correta divisão de uma cromátide para cada célula-filha. As fibras do fuso são como um “cabo-de-guerra” – em cada pólo da célula forma-se uma “equipe” de centríolos que vai puxar a cromátide para si, resultando na separação delas.

A mitose é divida em 4 fases, caracterizadas por alguns eventos-chave:

1- Prófase: Início da condensação dos cromossomos, duplicação dos centríolos (em amarelo na esquematização), formação do fuso, desaparecimento da carioteca e do núcleo.










2- Metáfase: Cromossomos no máximo de condensação localizados no equador celular (meio), ligados às fibras do fuso.












3- Anáfase: Encurtamento das fibras do fuso e separação das cromátides irmãs.













4- Telófase: Descondensação dos cromossomos, reaparecimento da carioteca, núcleo e nucléolo, divisão das organelas entre as células-filhas e divisão do citoplasma por estrangulamento.














Dois pontos precisam ser ressaltados quando falamos de mitose. O primeiro é que nas plantas a mitose ocorre praticamente igual, mas com duas diferenças marcantes: as plantas não possuem centríolos e a célula-mãe não sofre estrangulamento para dar origem às filhas: é formada a lamela média entre as células filhas (como se fosse uma parede), separando-as, mas mantendo-as lado a lado e em contato por pequenas aberturas.

A segunda é que a mitose é a forma de reprodução assexuada em organismos unicelulares, como algumas leveduras, sendo, portanto, de imensa importância para a manutenção da vida.

Na próxima aula falaremos sobre meiose e suas diferenças com a mitose. Mas antes, será que você realmente aprendeu as fases da mitose? Identifique na figura abaixo qual a fase das células destacadas.


Resp: Anáfase, Prófase, Metáfase e Telófase.

Um comentário:

Curso Gratis disse...

Olá, tudo bem?

Sou responsável pelo site Curso Gratis Online
http://www.cursogratisonline.com.br

Hoje, temos média de 1200 a 1500 visitas únicas por dia, e estamos em busca de parcerias para que esse número aumente.

Contamos com artigos de conteúdo único, que são informativos e de fácil leitura para todos os tipos de visitantes.
O site é bem otimizado e por isso estamos cada vez melhores posicionados nos resultados de busca.

Gostaria muito de fazer uma parceria com o seu site, uma simples troca de links.
Tenho certeza que será vantajoso para nós ambos.

Fico no aguardo de uma resposta.

Atenciosamente,
Yuri.
www.cursogratisonline.com.br

Postar um comentário