Pesquisar este blog

Carregando...

Núcleo celular: estrutura geral e funções

O núcleo celular é uma estrutura envolta por membrana que protege o DNA nas células eucariotas (desde fungos até plantas e animais). Há alguns organismos que não possuem núcleo e outras estruturas organizadas, os procariotos, como é o caso das bactérias.

A membrana do núcleo é denominada carioteca e é muito semelhante em composição à membrana plasmática, com dupla camada lipoproteica. Possui inúmeros poros, que permitem a comunicação com o citoplasma e o fluxo de diversas substâncias, como os RNAs. Observe a presença desses poros, nesta foto de microscopia de transmissão eletrônica ao lado. 

Na maioria de nossas células, há apenas um núcleo, esférico e de posição central, mas há células que não possuem núcleo (ex: glóbulos vermelhos) e células que possuem mais de um núcleo (ex: células musculares).

A matriz no interior do núcleo é o nucleoplasma, que semelhante ao citoplasma, forma um gel proteico onde todas as estruturas estão inseridas.

E que estruturas são essas? É no núcleo que estão nossos cromossomos, que comandam o funcionamento da célula, e é onde ocorrem os processos de replicação e transcrição. Na verdade, quando a célula não está em divisão, os cromossomos ficam de uma maneira mais relaxada, um pouco menos espiralada, que se dá o nome de cromatina. A função primordial do núcleo, portanto, é proteger o nosso DNA.

Outra estrutura visível ao microscópico é o nucléolo, que se encontra dentro no núcleo. Nesta região estão sendo transcritos os RNAs ribossômicos que formarão os ribossomos, estruturas indispensáveis para a síntese proteica. Como a taxa de formação desse tipo de RNA é muito alta, ele se acumula no núcleo e forma uma massa densa, o nucléolo.

O núcleo tem uma estreita relação com o Reticulo Endoplasmático, que contém ribossomos aderidos, que fazem a síntese de proteínas. Isso pode ser evidenciado na foto de microscopia de transmissão eletrônica ao lado (colorida artificialmente), onde o núcleo está representado em verde, o retículo endoplasmático em vermelho, os ribossomos em pontos pretos em volta do retículo e as mitocôndrias em turquesa. 


Se estiver interessado em aprender mais sobre células e suas estruturas, indico visitar alguns sites que possuem animações a respeito. O primeiro, mais simples encontra-se em português. O segundo, para quem entende um pouquinho de inglês, é muito interessante. Bons estudos!

http://www.johnkyrk.com/index.pt.html

http://www.cellsalive.com/cells/cell_model.htm

22 comentários:

Anônimo disse...

Achei um maximo esse site, tem tudo que preciso para complementar o meu trabalho sobre citologia. Obrigado.

Anônimo disse...

Adorei o post, tem tudo o que preciso para complementar meu trabalho sobre citologia.Com toda certeza me ajudara bastante, muitissimo obrigado.

Anônimo disse...

muito bom esse site p fazer pesquisas

Anônimo disse...

ñ achei mts coisas interesantes nesse site...

Anônimo disse...

Bom!

Anônimo disse...

achei exelente esse esse trabalho pois estou estudando para a minha prova por esse assunto valeu

Anônimo disse...

GOSTEI

Anônimo disse...

Gostei muito

Anônimo disse...

Gostei .. .

Anônimo disse...

adorei

Anônimo disse...

Nossa parabéns esse site é maravilhoso as dúvidas que não consegui esclarecer na faculdade consegui esclarecer aqui.

Anônimo disse...

interesante

Anônimo disse...

gostei pow muito bom

Anônimo disse...

muito bom esse site ,esclareceu minhas dúvidas

Anônimo disse...

Aff , nao explica mt bem

Anônimo disse...

que bom que vc essiste se n fosse vc eu n sei como eu fazer meu trabalho de facudade

Anônimo disse...

esquecito

Anônimo disse...

Gosteiu muito e massa adorei uma esperiença legal

luli disse...

muito bom o site , me ajudou bastante...

Anônimo disse...

ótimo post! Adorei, vou continuar fazendo minhas pesquisas nesse site!

Anônimo disse...

amei amei amei e bom para o estudo das pessoas a gente vai lendo e vai se aprofundando mais no estudo....

Anônimo disse...

nao achei nadaaaaaaaaaaaaa

Postar um comentário