Pesquisar este blog

Carregando...

Alelos Múltiplos

Como sabemos, genes alelos são os que atuam no mesmo caráter e estão presentes nos cromossomos homólogos, em locus gênicos correspondentes.

Até agora, falamos sempre de dois possíveis alelos para cada gene, o dominante e o recessivo. Mas dentro de um mesmo locus existem muitas variações na população, ou alelos múltiplos. Como possuímos apenas dois cromossomos, podemos ter, entre vários, apenas 2 alelos para uma determinada característica. Veja a representação abaixo de um par de cromossomos homólogos, nesse caso a pessoa possui os alelos B e F, entre 6 possíveis alelos existentes na população para aquele caráter.


Um exemplo é a pelagem dos coelhos, que pode ser aguti (C), chinchila (cch), himalaio (ch) e albino (ca), dependendo se os alelos representados estão presentes em cada indivíduo. Há uma dominância entre alelos, sendo C > cch > ch > ca. Com isso temos 10 genótipos possíveis, mas apenas 4 fenótipos.


Os alelos múltiplos surgiram como todos os alelos: por mutação. Graças a elas, há um aumento na variabilidade das características na população.

Um exemplo de alelos múltiplos no ser humano é o sistema ABO, leia a aula para entender melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário