Pesquisar este blog

Carregando...

Funções orgânicas

Agrupamos em uma função química os compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Na química orgânica, chamamos a este agrupamento de elementos químicos com propriedades e características semelhantes de função orgânica.

Os compostos orgânicos podem ser classificados conforme os átomos constituintes, radicais ligantes e natureza das ligações. Na química orgânica, o número de funções químicas é enorme, por isso, elencamos abaixo apenas algumas das principais delas.

• Hidrocarbonetos
São compostos constituídos unicamente por átomos de carbono e hidrogênio. Podem ser subdivididos em alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, ciclenos e aromáticos, mas essas especificações serão vistas com mais detalhe no tópico sobre os hidrocarbonetos. Confira! Entre os hidrocarbonetos encontramos uma ampla gama de combustíveis. Exemplo:


• Alcóois
São compostos constituídos por radicais de hidrocarbonetos ligados a uma ou mais hidroxilas (OH). Exemplo:


• Fenóis
São constituídos por radicais de hidrocarbonetos aromáticos ligados a uma ou mais hidroxila (OH). Exemplo:


• Éteres
São formados por um átomo de oxigênio entre duas cadeias de hidrocarbonetos. Exemplo:


• Ésteres
São semelhantes aos éteres, mas, além do oxigênio entre as cadeias, também possuem um grupo carbonilo (CO). Dessa forma, sua fórmula geral será composta de: radical – carbonilo – oxigênio – radical, sendo este radical um hidrocarboneto. Exemplo:


• Aldeídos
São compostos que apresentam o grupo aldoxila ou formila (HCO) na ponta de uma cadeia carbônica. Exemplo:


• Cetonas
São compostos que apresentam o grupo funcional carbonila (CO) entre átomos de carbono. Exemplo:


• Ácidos Carboxílicos
São compostos que apresentam pelo menos um grupo funcional carboxila (COOH). Exemplo:


• Aminas
Trata-se de uma função orgânica nitrogenada. São compostos derivados da amônia. Podem ser de três tipos: primárias, secundárias e terciárias, mas isto veremos com mais detalhe em tópico exclusivo sobre as aminas, por enquanto ficaremos apenas em termos gerais. Exemplo:



• Amidas
Também é uma função orgânica nitrogenada. As amidas são parecidas com as aminas, mas, além da ligação com átomos de nitrogênio, há também a presença de um grupo carbonilo (CO). Exemplo:


• Derivados Halogenados
São compostos que derivam dos hidrocarbonetos por substituição de um hidrogênio por um elemento halogênico (F, Cl, Br, I). A esta reação de substituição do hidrogênio, chamamos “halogenação”. Exemplo:


• Nitrilos ou cianetos orgânicos
São compostos derivados do ácido cianídrico (HCN) pela substituição do hidrogênio por um radical derivado de hidrocarboneto. Exemplo:




Química nossa de cada dia...

Agora que você já conhece as principais funções orgânicas, identifique-as nos produtos do supermercado do site abaixo. Boa sorte e divirta-se!

4 comentários:

Anônimo disse...

adorei...aprendi muito com esse site obg.......

Anônimo disse...

Ajudou muito, vlw

Anônimo disse...

OTIMO

Anônimo disse...

Brena :
Aprendi muito com esse site
Vlw =D

Postar um comentário