Pesquisar este blog

Fenóis e Éteres

Fenóis

São compostos orgânicos caracterizados por terem uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel benzênico, ou seja, a um hidrocarboneto aromático. Assim como os álcoois, os fenóis apresentam o grupo OH ligado a um hidrocarboneto. Porém, a estrutura de ressonância do anel aromático do fenol estabiliza a base conjugada, fazendo com que os fenóis sejam mais ácidos que os álcoois. Além do caráter ácido, os fenóis também são tóxicos, pouco solúveis em água, sólidos e incolores.

São muito usados na fabricação de perfumes, cosméticos, adesivos, resinas, tintas, vernizes, corantes e explosivos. Eles também possuem ação bactericida e, por isso, nas fazendas, usa-se uma mistura de fenóis, conhecida com “creolina”, para desinfetar o local onde se ordenham as vacas, a fim de evitar contaminação do leite.

Os fenóis podem ser obtidos por meio da extração de óleos do alcatrão de hulha (hulha é um tipo de carvão, chamado betuminoso, e alcatrão de hulha é este carvão em estado líquido, ou seja, em óleo).

• Nomenclatura dos fenóis:

Coloca-se a palavra “hidróxi” antes do nome do hidrocarboneto aromático correspondente. Exemplos:

Éteres

São compostos orgânicos caracterizados pela presença de um átomo de oxigênio ligado a dois radicais hidrocarbonetos.

Os éteres são incolores, pouco solúveis em água, possuem odor agradável e, em condições ambientes, podem ser encontrados no estado sólido, líquido ou gasoso, dependendo de sua massa molecular.

Os éteres são muito mais voláteis que os álcoois, dos quais, teoricamente, derivam. Além disso, são altamente inflamáveis, apesar da pouca reatividade. São usados como solventes de óleos, gorduras, resinas, graxas, na fabricação da seda artificial e celulóide. Na medicina, são usados como anestésicos e na preparação de medicamentos.

• Nomenclatura dos éteres:

Damos o nome do menor dos radicais ligados ao oxigênio, o termo “oxi” e em seguida o nome do outro radical ligado ao oxigênio. Na nomenclatura usual, utilizamos a palavra éter seguida do nome dos radicais com terminação “ico”.

Exemplos: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário