Pesquisar este blog

Carregando...

Relação antígeno-anticorpo

Antígeno é qualquer substância, normalmente proteínas, reconhecidas como estranhas pelo organismo, o qual arma uma resposta imune contra este antígeno. Os antígenos podem ser, por exemplo, uma proteína do envoltório viral ou da membrana de uma bactéria.

Anticorpos são proteínas, da classe das imunoglobulinas, produzidas pelas células B do sistema imune do organismo para combater antígenos.

Os anticorpos são específicos para um determinado antígeno e se ligam a ele de modo a sinalizar para a destruição por células do sistema imune, como macrófagos, para a liberação de substâncias que irão atacar o organismo-alvo, como as do sistema complemento, ou então neutralizam o antígeno impedindo sua ação.

A molécula do anticorpo possui o formato de um Y, sendo que nos ‘braços” do Y que se encontram as regiões variáveis, específicas para um determinado antígeno, onde ocorre a ligação entre eles.


Após uma infecção, algumas células de memória são formadas para produzirem continuamente uma baixa quantidade de anticorpos e também para produzirem novamente altas doses no caso de uma nova infecção. Esse é o princípio utilizado nas vacinas.

Nas vacinas, são injetados antígenos de um patógeno com o objetivo de produzir células de memória que atuarão contra o mesmo organismo caso haja uma infecção. Os antígenos injetados são atenuados, ou seja, imitam uma infecção para o sistema imune, mas não causam a doença em si, evitando as conseqüências graves de uma doença.

A vacina é um tipo de imunização ativa, por desencadear uma resposta do organismo, mas se uma pessoa já está infectada ela pode recorrer a uma imunização passiva, onde são injetados anticorpos para combater a doença. Sem dúvida é vacina é um meio mais eficiente de combater as doenças, bem como um meio de irradicá-las, pois se todas as pessoas possuem anticorpos contra um determinado patógeno, ele não terá mais aonde sobreviver e se replicar e por isso irá desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário