Pesquisar este blog

Botânica – o Reino Plantae

A botânica é o ramo da biologia que se dedica ao estudo das plantas, as quais são classificadas dentro do Reino Plantae. Para alguns, as plantas são seres parados, quase sem vida e sem graça, mas quando são estudadas a fundo percebemos sua importância e até mesmo sua “esperteza” para lidar com diversas situações adversas encontradas no meio ambiente.

Não podemos esquecer que as plantas são a base de nossa cadeia alimentar, ou seja, sem as plantas não existiriam a maioria dos animais e até mesmo nós, humanos. Isso acontece porque esses organismos possuem a fantástica capacidade de transformar algo inóspito, inorgânico, em alimento, em moléculas orgânicas através da fotossíntese. Esses alimentos servem de energia para as plantas crescerem e se desenvolverem, mas também servem de energia para os animais que se alimentam delas, portanto a energia que é produzida na planta passa por toda a cadeia alimentar.

Como sabemos, a vida surgiu na água. Mas foram as plantas que invadiram o meio terrestre e evoluíram para plantas adaptadas a esse meio. Para isso, algumas adaptações morfológicas foram necessárias, como:

  • Absorção de sais e água do solo
  • Condução da água e materiais até as células mais distantes
  • Impermeabilização das superfícies para evitar a desidratação (perda de água)
  • Trocas gasosas
  • Sustentação do corpo por tecidos rígidos
  • Reprodução na ausência de água
  • Surgimento das sementes
Por isso, esse reino é divido em um gradiente de plantas que ainda são dependentes de meio aquático até plantas totalmente adaptadas ao meio terrestre, sendo que os principais grupos são:


Briófitas - ainda muito dependentes de água, vivem em ambientes aquáticos ou úmidos, possuem tamanho reduzido pela ausência de um sistema condutor de água e sais e ausência de tecido rígidos e a reprodução é dependente de água.

Pteridófitas – já possuem vasos condutores de água e sais e presença de tecido rígido, mas ainda são dependentes de água para a reprodução.


Gimnospermas – possuem sistema vascular mais evoluído, permitindo a planta crescer em tamanho e atingir regiões menos úmidas. A reprodução tem ainda certa dependência de água e não possuem flores.



Angiospermas – representa o grupo de plantas mais adaptadas, totalmente independentes de meio aquático, possuindo uma reprodução mais robusta, com a presença de flores e sementes mais adaptadas. Todos esses grupos serão exemplificados em tópicos específicos, bem como haverá tópicos sobre estruturas específicas de cada grupo. Então, bons estudos!

2 comentários:

André disse...

Muito Bom!

http://portalcognoscere.wordpress.com/

Anônimo disse...

Não ficaria melhor no começo do post: "Quem come quem"? Ficou meio sem concordância "Quem como quem". Se eu estiver "vendo coisas" me corrijam...

Postar um comentário