Pesquisar este blog

Tecidos condutores: Xilema ou Lenho

O xilema, ou lenho é um tipo de tecido condutor de água e sais minerais encontrado nas plantas vasculares, englobando as Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

O xilema transporta água e sais minerais dissolvidos da raiz até as folhas. Esse líquido contendo água e sais também é chamado de seiva bruta.

As células do xilema possuem parede celular reforçada com lignina, um composto impermeável e rígido. Quando completamente formadas, essas células morrem devido a penetração da lignina e dão espaço para a passagem da seiva bruta na direção vertical e para os tecidos circundantes. Há dois tipos de células condutoras: as traqueídes e os elementos de vaso, sendo que ambas possuem diversos poros para permitir a passagem da seiva bruta.

Abaixo, uma foto de um corte longitudinal, onde em marrom estão representados os vasos do xilema, e na foto seguinte um corte longitudinal, onde se pode ver a estrutura de sustentação de um desses vasos. 
 

 A presença de tecido condutores nas plantas vasculares, também chamadas de traqueófitas, é um dos fatores responsáveis por sua maior estatura e independência dos ambientes aquáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário