Pesquisar este blog

Flores

As flores representam um sistema de reprodução das angiospermas. Cada flor é uma reunião de folhas modificadas presas a um receptáculo floral. O receptáculo floral se apóia no pedúnculo floral, que é o “cabinho” da flor.

As folhas modificadas de uma flor são na verdade as sépalas, pétalas, estames e carpelos.

Sépalas: são as folhas mais externas, de cor verde, e tem como função proteger o botão floral na fase em que a flor ainda não se abriu. O conjunto de sépalas é chamado de cálice.

Pétalas: são as folhas grandes e coloridas, utilizadas para atrair os agentes polinizadores. O conjunto de pétalas é chamado de corola. Na base das pétalas há glândulas que produzem o néctar, que servem de alimento e atração para os polinizadores. O conjunto cálice+corola é chamado de perianto.

Estames: os estames são a parte masculina de uma flor (o conjunto de estames é chamado de androceu), formado por uma haste fina, o filete, que sustenta a antera, onde são produzidos os grãos de pólen.

Carpelo: o carpelo, ou pistilo, é o componente do gineceu, ou parte feminina da flor. È formado pelo estigma (receptora de pólen), estilete e ovário, onde estão os óvulos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário