Pesquisar este blog

Carregando...

Aminas e amidas

Aminas

Trata-se de compostos orgânicos teoricamente derivados da amônia (NH3), por meio da substituição de um ou mais hidrogênios por um radical derivado de hidrocarboneto.

As aminas podem ser classificadas como primárias, secundárias e terciárias.

a) Aminas primárias: são aquelas que derivam da amônia pela substituição de 1H por radical derivado de hidrocarboneto. Exemplo:

b) Aminas secundárias: são aquelas que derivam da amônia pela substituição de 2H por radical derivado de hidrocarboneto. Exemplo:

c) Aminas terciárias: são aquelas que derivam da amônia pela substituição de 3H por radical derivado de hidrocarboneto. Exemplo:

As aminas estão presentes na decomposição de animais mortos. A trimetilamina (amina terciária) é formada na putrefação de peixes, fazendo parte do cheiro forte de peixe podre. Na decomposição de cadáveres humanos, temos a formação da putrescina e da cadaverina (aminas primárias).

A adrenalina, hormônio animal que atua como estimulante cardíaco, também apresenta a função amina. Além dela, estão presentes, ainda, as funções fenol e álcool.

Uma substância imprescidível para nosso bom humor, bom sono e apetite é a chamada “molécula da felicidade”, a serotonina. Presente entre os neurônios, nas plaquetas do sangue e, em sua grande parte, na parede do intestino, a serotonina apresenta as funções fenol e aminas primária e secundária.

Na indústria, as aminas são muito usadas como corantes, sendo a principal delas a anilina (amina primária), óleo incolor com odor aromático. Algumas aminas também são usadas na indústria como protetor solar, tais como o ácido p-aminobenzóico.

• Nomenclatura das aminas:

Coloca-se o nome dos radicais derivados de hidrocarboneto em ordem alfabética e a terminação “amina”. Exemplos:

Amidas

Trata-se de compostos orgânicos teoricamente derivados de ácidos carboxílicos por meio da substituição da hidroxila (OH) por um radical NH2. Sua fórmula geral pode ser assim representada:

A amida mais importante é a uréia, sólido branco e cristalino, solúvel em água e em álcool, que ocorre na urina, como produto final do metabolismo dos animais. A uréia foi o primeiro composto orgânico produzido em laboratório (antes, acreditava-se que somente os organismos vivos podiam sintetizar compostos orgânicos). Sua aplicação é bastante ampla. Na medicina, é usada na preparação de medicamentos sedativos; na indústria, auxilia na fabricação de plásticos; na agricultura é útil na preparação de adubos nitrogenados, podendo ser utilizada, ainda, como estabilizador de explosivos.


• Nomenclatura das amidas: Na nomenclatura oficial, dá-se o nome do hidrocarboneto correspondente seguido da terminação “amida”. Já na nomenclatura usual, a terminação “amida” vem precedida do nome do ácido correspondente. Exemplos:



4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse texto!!

Anônimo disse...

MUITO BOM MESMO ,VOU COMPARTILHAR
ENTRE AMIGOS

Anônimo disse...

muito bom esse estudo, excelente!

Raquel Araújo disse...

Muito bom esse texto, fácil e prático pra quem quer aprender rápido, e de um jeito bom...... estão de parabens

Postar um comentário