Pesquisar este blog

Séries homólogas, isólogas e Heterólogas

Séries homólogas

Damos o nome de série homóloga à sequência de compostos orgânicos que pertencem à mesma função orgânica, mas que diferem entre si pelo número inteiro de grupos CH2, chamado de “metileno”. Devido a isso, dizemos que o grupo metileno é a “razão de homologia”. Como pertencem à mesma função orgânica, os compostos de uma série homóloga possuem as mesmas propriedades químicas, mas, por serem diferentes no número de grupos metileno, variam gradualmente em suas propriedades físicas, à medida que aumenta sua massa molecular.

Variação das propriedades físicas de compostos homólogos:
A. O ponto de fusão, o ponto de ebulição e a densidade crescem com o aumento da cadeia carbônica.
B. O coeficiente de solubilidade em água decresce à medida que a massa aumenta.
Fórmula geral dos compostos homólogos:

Se em uma série homóloga aumentamos sempre, de um composto para outro, um grupo CH2, então, teremos sempre o aumento de 2 átomos de hidrogênio para cada átomo de carbono aumentado. Dessa forma, teremos, para os compostos em série homóloga, a seguinte fórmula geral: CnH2n. Veja, abaixo, alguns exemplos de séries homólogas:



Séries isólogas

Defimos como série isóloga o conjunto de compostos orgânicos que pertencem à mesma função orgânica, mas que se diferenciam pelo número inteiro de grupos H2 que possuem.

Diferentemente do que ocorre com os compostos homólogos, as propriedades físicas dos isólogos são bem parecidas, pois as massas moleculares dos compostos isólogos pouco diferem entre si (cadeias de mesma dimensão). As propriedades químicas também diferem devido à presença ou não de insaturação, que pode ser, ainda, dupla ou tripla. Abaixo, alguns exemplos:





Série Heteróloga

Denominamos série heteróloga ao conjunto de compostos orgânicos de funções diferentes, que têm em comum o mesmo número de átomos de carbono em suas cadeias. Por pertencerem a funções orgânicas diferentes, os compostos heterólogos apresentam propriedades físicas e químicas também diferentes.

Confira os exemplos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário