Pesquisar este blog

Alimentação


Já sabemos que nosso organismo é constituído por água, sais mineirais, proteínas, carboidratos e lipídios, mas como balancear a ingestão desses alimentos?

A recomendação é que por dia a pessoa deve dividir sua dieta em 50 a 60% de carboidratos (com apenas 15% de açucares simples), 30% de gorduras (menos de 10% insaturadas) e cerca de 12 a 15% de proteínas. 

Precisamos ingerir esses alimentos como fonte de energia para realizar as atividades básicas do nosso organismo, como respiração, funcionamento de órgãos, batimentos cardíacos, funcionamento do cérebro, etc. Essa energia gasta com atividades básicas é denominada metabolismo basal.

Além do metabolismo basal, realizamos atividades físicas, como levantar da cama, escovar os dentes, comer, andar até a escola, escrever, digitar no computador e muitas outras atividades, além dos esportes, que necessitam de uma energia extra, além daquela destinada ao metabolismo basal. 

Em média, um adulto necessita de 2500 kcal por dia para realizar suas atividades diárias, porém se ingerimos mais calorias do que necessitamos, o excesso é armazenado na forma de gordura. O ao contrário também é verdadeiro: se uma pessoa deseja emagrecer ela deve ingerir menos calorias do que gasta e assim parte da energia é retirada através da quebra da gordura que estava armazenada no corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário