Pesquisar este blog

Ciclos Biogeoquímicos: Ciclo da Água

A água é encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, sendo 97% encontrada nos oceanos (água salgada) e apenas 3% de água doce. Desses 3%, 2,25% está no estado sólido em geleiras e aproximadamente 0,7% está disponível no estado líquido, em rios, lagos e lençóis freáticos. Então, de toda a água do planeta, nós e todos os outros seres vivos usamos uma quantidade muito pequena de água realmente potável (e que lamentavelmente é o que mais poluímos). A porcentagem de água em estado gasoso é reduzidíssima, mas muito importante para a manutenção do clima.

A água encontrada na atmosfera é proveniente de evapotranspiração, que engloba a evaporação de água líquida (rios e mares) e da transpiração (praticamente suor) dos seres vivos. Para a evapotranspiração ocorrer é necessária energia, que neste caso é proveniente do Sol, que aquece rios e mares e que controla a dissipação de calor dos seres vivos.

A água, então em forma de vapor, atinge a atmosfera e resfria, se condensa e pode precipitar em forma de chuva, granizo ou neve, dependendo da temperatura da atmosfera. Além de rios e mares, a água pode infiltrar no solo e se acumular em lençóis subterrâneos. Esses reservatórios muitas vezes são consumidos pela absorção pelas raízes de plantas, fazendo com que a água retorne a atmosfera, iniciando um novo ciclo biogeoquímico da água.




Os seres vivos alteram o ciclo da água, mas não o interrompem, pois à medida que a consomem para sobreviver, também a liberam através da transpiração, sempre ocorrendo um equilíbrio. Mas se a água disponível para consumo está cada vez menos utilizável devido à poluição, será que o planeta conseguirá manter um equilíbrio? Com certeza não. Se gastarmos mais do que repomos, deixa de existir um ciclo da água e em breve deixarão de existir os organismos que tanto dependem dela para sua sobrevivência. A conscientização é o primeiro passo para a redução do consumo da água, ajude a propagar essa idéia!



Para entender melhor essa aula, acesse os vídeos sobre ciclo da água nos links abaixo, e bons estudos!











Nenhum comentário:

Postar um comentário