Pesquisar este blog

Ciclos Biogeoquímicos: Ciclo do Oxigênio



O oxigênio é uma molécula indispensável para a respiração celular, principalmente em organismos mais complexos, como animais e plantas.

O oxigênio, ao contrário do gás carbônico, é gerado no processo de fotossíntese, de onde é liberado para a atmosfera. Acredita-se que a presença de oxigênio na atmosfera só foi possível depois do aparecimento de organismos fotossintetizantes, que disponibilizaram esse elemento químico em sua forma gasosa na atmosfera.



O oxigênio é então consumido no processo de respiração, completando o ciclo, que mantém o oxigênio em torno de 22% da constituição dos gases da atmosfera.







Note que o ciclo do oxigênio e o ciclo do carbono são inter-relacionados e enquanto o oxigênio é produzido na fotossíntese o carbono é consumido, e enquanto o oxigênio é consumido na respiração, o carbono é produzido. Há, portanto, um ciclo entre esses compostos também, e a mudança em um interfere no outro.

Importante salientar que a radiação solar ultravioleta (UV) converte o oxigênio atmosférico (O2) em ozônio (O3), o qual dá origem a camada de ozônio na estratosfera. Essa camada de ozônio absorve a radiação solar nociva e mantém um limite de radiação compatível com a vida, além de isolar a atmosfera, impedindo a dissipação de gases para o espaço. Durante muito tempo foram utilizados compostos químicos com bromo e cloro na constituição de agrotóxicos e gases de geladeira e foi comprovado que esses compostos destroem a camada de ozônio. Hoje em dia esses compostos foram banidos do mercado, mas o planeta ainda não conseguiu se recuperar. O derretimento de algumas geleiras é atribuído a buracos na camada de ozônio (na verdade não são buracos propriamente ditos, e sim locais onde a camada está mais afinada), que permitiu a entrada de maiores níveis de radiação. A figura abaixo mostra um mapeamento de 2011, mostrando um grande buraco (em azul) na camada de ozônio no pólo Sul.




Para mais informações sobre o ciclo do oxigênio, acesse os links abaixo, e bons estudos! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário