Pesquisar este blog

Doenças causadas por Nematóideos: Ancilostomíase


A ancilostomíase, ou ancilostomose, é uma doença causada pelas espécies Ancylostoma duodenale e Necator americanus, pertencentes ao Filo Nematoda. Essa doença é conhecida popularmente como amarelão, já que esses vermes ao se instalarem no intestino delgado provocam pequenos sangramentos, que levam a pessoa a ter anemia, e ficar com na pele amarelada.

Ancylostoma duodenale                   Necator americanus


O hospedeiro definitivo é o homem e não há hospedeiros intermediários. O local de parasitismo é o intestino delgado.

A contaminação ocorre quando ovos presentes em fezes humanas, são eliminados no solo, que eclodem e liberam uma larva, que penetram ativamente pela pele de pessoas que andam descalças, atingindo sua circulação. Comportam-se como as lombrigas, passando pelo pulmão, até atingirem o intestino delgado, onde as larvas se transformam em adultos.



O tratamento da doença é feito por vermífugos, e a prevenção é feita por melhora no saneamento básico e não andar descalço em locais sujeitos a ocorrência dessas larvas.

Um personagem conhecido do escritor Monteiro Lobato é o Jeca Tatu, que é descrito como preguiçoso e apático, mas que na verdade está doente, com amarelão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário