Pesquisar este blog

Doenças causadas por Nematóideos: Ascaridíase


A ascaridíase é uma doença causada pela espécie Ascaris lumbricoides pertencente ao Filo Nematoda. Costumamos dizer que os pacientes dessa doença estão com lombriga.



O hospedeiro definitivo é o homem e não há hospedeiros intermediários. O local de parasitismo é o intestino delgado e o verme pode chegar a até 40cm de comprimento, sendo que uma única pessoa pode estar infestada por mais de 600 vermes ao mesmo tempo.

A contaminação ocorre pela ingestão ovos presentes em fezes humanas, que contaminam o solo, a água e os alimentos. Diariamente são liberados cerca de 200 mil ovos nas fezes dos pacientes contaminados.



Quando os ovos são ingeridos, as larvas são liberadas no intestino delgado e atravessam a parede deste órgão, atingindo a corrente sanguínea e vasos linfáticos. Atingem a faringe, onde podem ser eliminadas pela tosse ou serem deglutidas de volta ao intestino delgado. 




O maior problema desta doença é a obstrução intestinal, causada pela presença de muitos vermes no tubo digestivo, muitas vezes necessitando de intervenção cirúrgica. 





O tratamento da doença é simples, a base de vermífugos, e a prevenção é feita pelos cuidados de higiene pessoal e dos alimentos ingeridos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário