Pesquisar este blog

Doenças causadas por Protozoários: Amebíase


A amebíase é uma doença causada por protozoário da espécie Entamoeba histolytica, cujo único hospedeiro, portanto o definitivo, é o homem. 

O local de parasitismo é o intestino grosso, mas o fígado, os pulmões e o cérebro também podem ser afetados. Quando no intestino grosso, as amebas se nutrem de bactérias e restos alimentares e são inofensivas ao homem, porém, eventualmente, por algum fator desconhecido, podem assumir a forma invasiva e penetrar na parede intestinal, alimentando-se de células intestinais e sanguíneas, provocando microferimentos, fezes mucosas e sanguinolentas. Nesta fase as amebas podem atingir fígado, pulmões e cérebro, agravando a doença devido ao processo inflamatório. Abaixo, vemos em azul, algumas amebas invadindo o intestino grosso, em amarelo. 



O ciclo da doença começa pela ingestão de cistos de amebas em água, frutas ou verduras contaminadas. Os cistos atingem o intestino grosso onde se rompem, liberando os trofozoítos. Alguns trofozoítos sintetizam um envoltório proteico, formando o cisto, onde uma célula se divide em quatro novas células. Os cistos são eliminados com as fezes e podem contaminar a água. 




A prevenção é saneamento básico, controle da qualidade da água e higienização de frutas e verduras. O tratamento é feito por via medicamentosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário