Pesquisar este blog

Doenças causadas por Protozoários: Leishmaniose


As leishmanioses são doenças causadas por protozoário do gênero Leishmania, sendo que no Brasil temos mais comumente a Leishmaniose Cutâneo-Mucosa (ou tegumentar americana) causada por Leishmania braziliensis, cujo hospedeiro definitivo é o homem, e o intermediário mosquitos do gênero Lutzomya, ou mosquitos-palha.



Há também outras várias formas de leishmaniose, como a botão-do-oriente, típica de países orientais, causada por Leishmania tropica, e a leshmaniose visceral, provocada pela Leishmania chagasi, que afeta baço, fígado e outros órgãos internos.


As leishmanias na forma de promastigotas oriundas da saliva do inseto ligam-se a receptores nos macrófagos e são fagocitadas. As enzimas lisossomais utilizadas pelo macrófago para tentar digerir o parasita apenas servem para transformar a forma promastigota em amastigota, que se multiplicam assexuadamente. Os amastigotas deixam as células e são transmitidas para o mosquito, onde se transformam em promastigotas, se multiplicam e se dirigem para a faringe do inseto, completando o ciclo.




A forma mais severa de leishmaniose é a visceral, e é o segundo maior assassino parasitário, perdendo apenas para malária. Na forma cutânea, a inoculação dos parasitas pela picada do inseto provoca um ferimento, onde os parasitas se multiplicam.

A prevenção é o controle de insetos transmissores, bem como melhora na moradia. O Ministério da Saúde um manual de vigilância para a leishmaniose tegumentar americana, que pode ser acessado em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual_lta_2ed.pdf.


Nenhum comentário:

Postar um comentário