Pesquisar este blog

Ecologia



A ecologia é a ciência que estuda as relações que os seres vivos mantém entre si e com o meio ambiente. Para estudarmos ecologia temos que saber alguns conceitos básicos, como:


População: grupo de indivíduos da mesma espécie, por exemplo populações humanas, bovinas, etc. 

Comunidade: é o conjunto de todos os seres vivos (todas as populações) que habitam uma mesma área. 

Ecossistema: representa a soma de uma parte viva, a comunidade, com uma parte inerte, formada pelos elementos físicos e químicos do meio. 


Biótipo: é o local onde vive uma comunidade, podendo ser, por exemplo, uma praia, um riacho, um campo, etc. 

Bioma: o conjunto de flora, fauna e clima de uma região formam tipos característicos de ambientes, que são classificados como biomas. Exemplos de biomas são floresta tropical, deserto, cerrado, montanha, etc. 

Ecótono: é a zona de transição entre dois ecossistemas ou dois biomas vizinhos, apresentando algumas características de ambos.

Habitat: o habitat é o endereço de um indivíduo. Representa uma localização geográfica onde ele reside. Pode ser, por exemplo, topo de uma árvore. 

Nicho ecológico: é o que cada ser vivo come. Por exemplo, se pássaros e macacos se alimentam de maçã, eles compartilham o mesmo nicho ecológico.

Biosfera: parte do globo terrestre onde vivem os animais e os vegetais, e é divida em litosfera (parte sólida), hidrosfera (parte líquida) e atmosfera 9parte gasosa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário