Pesquisar este blog

Filo Mollusca- Classe Bivalvia



A Classe Bivalvia é provavelmente a mais conhecida dentre os moluscos. Quantas vezes você já catou conchinhas na praia? Ou quantas vezes você já tentou cavar a areia para tentar pegar um molusco como esse ao lado? Cada conchinha representa uma parte desse animal, e o nome da classe deriva da constatação que esses animais são formados pela união de duas valvas, ou duas conchas. 


Esses animais são exclusivamente aquáticos, e sua massa visceral, a qual contém todos os órgãos, fica comprimida entre as duas conchas calcáreas, e protegida pelo manto, que se liga a cada concha. O pé musculoso está presente neste grupo, mas na maioria das espécies é retrátil e se projeta na abertura das conchas. Esses animais, diferentemente dos gastrópodes, não possuem rádula e sua cabeça é extremamente reduzida.



As duas conchas estão ligadas através de músculos adutores, que controlam a abertura da concha. A respiração e a alimentação por filtração é feita por brânquias lamelares que recebem água do sifão inalante, que é uma estrutura na extremidade posterior formada pelo manto. A água sai do animal através do sifão exalante. 



Os sexos são separados e a fecundação é externa, com desenvolvimento indireto, ou seja, com formação de estágios larvais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário