Pesquisar este blog

Filo Mollusca- Classe Gastropoda


A Classe Gastropoda é representada por moluscos com pé musculoso estendido, como o caracol de jardim. Quando o caracol se movimenta, pode-se notar a força de seu pé musculoso, e que deixa um rastro mucoso. 


A maioria dos representantes desta classe possui concha calcárea única, que protege os órgãos internos, cujo conjunto é chamado de massa visceral. Toda a massa visceral fica coberta por uma dobra da pele, o manto, que também possui a função de produzir a concha. O manto forma uma cavidade interna que serve como pulmão nos animais terrestes, ou abriga uma brânquia nos animais aquáticos. 



 Além do pé musculoso e da massa visceral, o animal também possui uma cabeça delimitada, bem distinta dos filos evolutivamente anteriores, que serve como centro de comando do animal. Nos caracóis, há dois pares de tentáculos de função sensorial, com um olho em cada ponta. A boca é ventral e possui um rádula, espécie de língua raspadora, utilizada para auxiliar na alimentação.



Os caracóis de jardim são hermafroditas, só que o animal não se autofecunda, sendo necessários dois animais para a troca de espermatozoides, como já vimos que ocorre nos anelídeos. Só que neste caso a fecundação é interna e os ovos são postos em locais úmidos. 



O sistema circulatório é aberto, ou lacunar. Do coração o sangue é distribuídos para as lacunas, ode são feitas as trocas de alimento e gases respiratórios. O pigmento respiratório contido no sangue desses animais é a hemocianina. A excreção é feita por rins simples, semelhantes à nefrídeos. 

O sistema nervoso é constituído por pares de gânglios ligados à cabeça, massa visceral e pé musculoso, possuindo diversos gânglios espalhados.


Um comentário:

Anônimo disse...

muito curioso a vida dos moluscos

Postar um comentário