Pesquisar este blog

Filo Mollusca



Filo Mollusca é composto pelos moluscos, cujos personagens mais conhecidos são o Lula Molusco e o Gary, do desenho Bob Esponja. Neste caso, o Lula Molusco é uma lula, do grupo dos cefalópodes, e o Gary é um caracol, do grupo dos gastrópodes. No mundo real, além de lulas e caracóis, compõem esse filo os caramujos, mariscos, ostras, lesma e polvos. Vivem em ambiente aquático ou terrestre úmido. 

Esses animais possuem corpo mole, mas podem possuir concha calcárea revestindo o corpo, formando uma espécie de esqueleto externo, que serve para a proteção do animal. Internamente à concha, o conjunto de órgão é chamado de massa visceral, que é coberto por uma dobra de pele, o manto. 

A locomoção da maioria dos representantes se dá através de um pé musculoso. No caso das lulas e polvos, a locomoção é rápida devido a expulsão de jatos de água que saem de um sifão. 

Este grupo já apresenta uma grande complexidade quando comparados aos animais anteriores na escala evolutiva, e as três grandes classes em que esses animais são subdivididos apresentam características únicas, e por isso serão tratadas em aulas subsequentes. 

Resumidamente, os moluscos são divididos nas classes: 

• Gastrotopoda: representantes de água doce, salgada e terrestre. Alguns representantes são caramujos, caracóis e lesmas. 




 • Bivalvia: representante marinhos e de água doce, por exemplo ostras, mexilhões e mariscos.


• Cephalopoda: exclusivamente marinhos, são representados especialmente pelos polvos e lulas




Nenhum comentário:

Postar um comentário