Pesquisar este blog

Lipídios


Os lipídios, ou lipídeos, formam uma categoria orgânica cujas substâncias mais comuns são as gorduras e óleos. Os lipídios são fundamentais para a maioria dos seres vivos, sendo grande fonte de reserva energética, porém seu consumo em excesso pode ser muito prejudicial.

Além de reserva energética, também funcionam como impermeabilizante nas folhas dos vegetais e nos esqueletos de animais invertebrados, além de serem componentes das membranas plasmáticas de todas as células. 

Uma classe de lipídios, os esteróides, atua como reguladores de atividades biológicas, sendo constituintes de hormônios e vitaminas.

O depósito de lipídios na forma de gordura na pele de mamíferos de regiões polares serve para isolamento térmico para a manutenção da temperatura corporal, além de favorecer a capacidade de flutuação na água. 




O colesterol é um tipo de lipídeo presente na membrana das células. No sangue, é transportado ligado a proteínas. Quando está sendo transportado para os tecidos forma o LDL, considerado o colesterol “ruim”, pois pode se depositar nas artérias e causar até mesmo um infarto cardíaco. Já quando o colesterol sai dos tecidos em direção ao fígado, ele é transportado por proteínas formando o HDL e é dito colesterol “bom”, pois será inativado e eliminado da circulação. 



Os lipídios mais benéficos da nossa dieta estão presentes principalmente nas nozes e grãos e devem ser consumidos regularmente. Porém, existem muitos tipos de gordura que não devem ser consumidos com tanta freqüência, como as presentes em queijos, ovos, frituras, carnes, manteiga, bacon e azeite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário