Pesquisar este blog

Olfato


O olfato é um dos nossos sentidos que permitem sentirmos cheiros e até mesmo sabores ao nosso redor.




A mucosa olfativa fica localizada na parte superior das fossas nasais, acima da entrada de ar do nosso nariz. Substâncias químicas que são inaladas atingem células nervosas sensoriais, que se conectam ao bulbo olfativo do cérebro. No cérebro o olfato possui grande influência e tem a capacidade de ativar regiões da memória, quando, por exemplo, sentimos o cheiro do perfume da pessoa que amamos, ou quando o cheiro de tinta guache nos lembra da infância.

Abaixo está uma foto de microscopia de varredura de uma célula receptora de cheiro (em rosa), que na verdade é o prolongamento de um neurônio. Note que ela possui alguns prolongamentos, os cílios, que aumentam a área de contato com as substâncias odoríferas.



No paladar (veja também a aula gustação), o olfato possui uma influência muito grande e pode representar até mais do que 90% do sabor do alimento que está sendo ingerido. É por isso que quando ficamos resfriados, com as células sensoriais olfativas envoltas em muco e não funcionais temos a sensação de que não sentimos o sabor do alimento que ingerimos, e realmente não o sentimos. Abaixo estão três links para uma sequência de vídeos sobre olfato e gustação muito interessantes, vale a pena assistir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário