Separação de misturas
Para realizar a separação de diversos tipos de misturas, isolando as diversas substâncias puras que as constituem, sem alterar a composição dessas substâncias, utiliza-se um processo físico conhecido como análise imediata. Vejamos alguns exemplos de métodos para se fazer a separação de misturas.
1. Misturas Heterogêneas (mais de uma fase)
Filtração: sólido + líquido
O sólido é separado do líquido através de um filtro, como ocorre na preparação do café onde a parte do pó de café permanece no filtro de papel e parte solúvel ultrapassa o filtro juntamente com a água quente. Esse método também serve para separar água e areia.
Decantação: líquido + líquido (ambos imiscíveis)
Através desse método separamos líquidos com densidades diferentes, como por exemplo, água e óleo. Em um funil de decantação, a água se acumula na parte inferior por ser mais densa e óleo permanece na parte superior.
Dissolução fracionada: sólido + sólido
Um dos sólidos da mistura é dissolvido em um líquido e o outro é filtrado. Esse método é utilizado para separar sal e areia, por exemplo. O sal é dissolvido na água e a areia é filtrada, já que não é solúvel em água. Depois, o sal é separado da água através de evaporação.
Flotação: sólido + sólido
A flotação é utilizada para separar sólidos com densidades diferentes por meio de um líquido com densidade intermediária. Dessa forma podemos separar areia e serragem imergindo ambos na água. A areia por ser mais densa ficará no fundo do recipiente e a serragem irá flutuar na superfície da água.
Separação magnética: sólido + sólido
Através do uso de um ímã, um dos sólidos é atraído e separado. Utiliza-se esse método para separar minérios de ferro de algumas impurezas.
2. Misturas Homogêneas (apenas uma fase)
Destilação simples: sólido + líquido
Em um aparelho adequado, a mistura é aquecida e a parte líquida evapora, sendo condensada a seguir e recolhida em outro recipiente. Água e sal é uma mistura que pode ser separada dessa forma.
Destilação fracionada: líquido + líquido
Uma mistura de líquidos miscíveis com pontos de ebulição diferentes e não muito próximos pode ser separada através da destilação fracionada que consiste em aquecer a mistura e separar os líquidos na medida em que seus pontos de ebulição vão sendo atingidos. Água e acetona podem ser separadas por esse método.
Liquefação fracionada: gás + gás
Uma mistura gasosa pode ser separada através de um processo de liquefação seguido de destilação fracionada. O ar atmosférico pode ter seus componentes separados dessa forma.
Ver:
Substâncias e misturas I
Substâncias e misturas II
Substâncias e misturas III
Ver:
Substâncias e misturas I
Substâncias e misturas II
Substâncias e misturas III
8 comentários:
seria bastante interessante umas ilustrações para este assunto, ficaria bem mais fácil a compreensão vendo as misturas
eu precisava de ilustraçoes..
Gostaria de saber se será totalmente gratuita a assinatura para receber as atualizações do Q.I Educação. Obrigado!
Concordo realmente ta precisando de ilustrações.
mas gostei muito da maneira simples de como vc explica.
Está faltando um vídeo com o experimento.
Está muito bom, ilustração é para pessoas que realmente não sabem do que se trata a matéria, pois a explicação está ECXELENTE! Parabéns, muito bem resumido.
gostei da explicação foi bem clara mais estava faltando algo mais
é meu filho, podemos não entender química mas você parece não entender português. * EXCELENTE *
Postar um comentário