Notações Léxicas
Além das letras do alfabeto, servimo-nos, na língua escrita, de um certo número de sinais auxiliares, destinados a indicar a pronúncia exata da palavra. Estes sinais acessórios da escrita, chamados Notações léxicas, são os seguintes:
a) Til ( ~ ):
Empregado sobre o a e o para indicar a nasalidade dessas vogais. Ex: maçã; mãe; pão; caixões; põe; sermões.
b) Apóstrofo ( ‘ ):
Serve para assinalar a supressão de um fonema – geralmente a de uma vogal – no verso, em certas pronúncias populares e em palavras compostas ligadas pela preposição de. Ex: c’roa; esp’rança; ‘tá bem! (popular); pau-d’alho; pau-d’arco; galinha-d’águ.
c) Cedilha ( ç ):
Colocado debaixo do c, antes de a, o e u, para indicar o som [s]. Ex: caçar; maciço; açúcar; praça; cresço; muçulmano.
d) Trema ( ¨ ):
Antes: Empregava-se o trema sobre o u pronunciado em sílabas de gue, gui, que e qui. Ex: agüentar; argüição; cinqüenta; tranqüilo.
e) Hífen: ( - ):
Usado para ligar os elementos de palavras compostas ou derivadas por prefixação. Ex: couve-flor, ex-diretor. Liga pronomes átonos ao verbo. Ex: ofereceram-me, disse-lhe. Separa uma palavra em duas partes quando no fim da linha. Ex: estudan-/ te, Ca-/minhar.
f) Acento:
O acento pode ser circunflexo (^), agudo (´) ou grave (`).
· Circunflexo: empregado para indicar o timbre semifechado das vogais tônicas a, e e o. Ex: câmara, hispânico, mês, fêmea, avô e pôs.
· Agudo: empregado para assinalar as vogais tônicas fechadas i e u: Ex: horrível, físico, baú e açúcar; e as vogais tônicas abertas e semi-abertas a, e e o: Ex: pá, amável, pé, picolé, nó e herói.
· Grave: empregado para indicar a crase da preposição a com a forma feminina do artigo (a, as) e com os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo(s). Ex: à, às, àquele(s), àquela(s), àquilo.
As palavras podem ser classificadas, de acordo com o acento tônico, ou seja, a posição da sílaba mais forte, em oxítonas (acento recai na última sílaba, ex: fu–nil), paroxítonas (acento recai sobre a penúltima sílaba, ex: es-co-la) e proparoxítonas (acento recai sobre a antepenúltima sílaba, ex: e-xér-ci-to).
- Acentuam-se as OXÍTONAS terminadas em:
- [a], [e] e [o] - Ex: Cajá; jacaré; avô; vovó; vovô; português;
- ditongo nasal [em/ens] - Ex: Refém; deténs; porém; haréns;
- ditongo aberto [ói/éu/éi] - Ex: Anéis, chapéu, herói.
- Acentuam-se as PAROXÍTONAS terminadas em:
- [ l ]: fóssil, cônsul;
- [ n ]: líquen, abdômen;
- [ r ]: açúcar;
- [ x ]: córtex, ônix;
- [ ps ]: bíceps, fórceps, tríceps;
- [ ã ]: órfã;
- [ ão ]: órfão;
- [ i ]: júri, tênis;
- [ um/uns ]: fórum; álbuns;
- [ us ]: vírus, bônus;
- [ ons ]: elétrons, nêutrons;
- Ditongo: jóquei; fósseis; (*atenção: na nova ortografia não se acentuam os ditongos [ei] e [oi] das palavras paroxítonas ® ver mais no tópico “Nova ortografia”).
- Todas as PROPAROXÍTONAS são acentuadas:
Ex: lúcido, ópera, diácono, árvore, amássemos, sôfrego, bígamo.
- Acentuam-se os MONOSSÍLABOS tônicos terminados em [ a ], [ e ] e [ o ] e os que possuem ditongo aberto:
Ex: pá, lá, já, pé, ré, pó, nós, vós, rês, mês, três, vê; réu, céu, véu, dói.
- Acentuam-se o i ou u tônicos quando forem a segundo vogal do HIATO. Ex: juízo, balaústre, saúde, reúne, egoísta, baús, jaú.
*Não são acentuados, porém, se o i ou u tônicos estiverem formando sílabas com l, m, n, r ou z ou forem seguidos de nh. Ex: Raul, ruim, ainda, diurno, juiz, rainha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário