Os adjetivos são usados para atribuir uma propriedade singular a uma categoria denominada por um substantivo, em outras palavras, são modificadores do substantivo, servindo para caracterizá-lo. Essa especificação pode referir-se a uma qualidade, a um estado, à aparência ou ao modo de ser dos referentes dos substantivos. Exemplos:
1. No Chile, passamos por imensas noites de inverno.
2. Uma moça bonita e simpática sempre vinha a meu estabelecimento.
3. Foi providenciada perícia médica e estudo psicológico.
NOTA: A relação entre adjetivo (termo determinante) e substantivo (termo determinado) é muito estreita, sendo não raro que as duas classes compartilhem de uma mesma forma. Nesse caso a distinção se faz na frase. Exemplo: Uma preta (subst.) velha (adj.) / Uma velha (subst.) preta (adj.).
Os adjetivos podem ser:
a) simples: Exemplo: Homem sortudo.
b) perifrásticos:
Locuções Adjetivas: formadas por preposição + substantivo, expressam o valor de adjetivo. Exemplos:de sorte (=sortudo)”; “tenho um barco a vela (=veleiro)”. “Sou um homem
OBS: Os adjetivos sofrem variação de acordo com o substantivo que eles modificam, porém, as locuções adjetivas são invariáveis. Exemplo: Homem sortudo/ Mulher sortuda/ Crianças sortudas X Homem de sorte/ Mulher de sorte/ Crianças de sorte.
Substantivação do adjetivo:
Quando a qualidade atribuída a um ser, objeto ou noção for concebida com independência, o adjetivo que a representa deixa de ser um termo subordinado ao substantivo para se tornar um termo nuclear. Quando isso ocorre há a anteposição de um determinativo (normalmente um artigo) ao adjetivo. Exemplo: O céu cinzentocinzento (adj. substantivado) do céu indica chuva. (adj.) indica chuva X O
O adjetivo pode, assim como o substantivo, variar em gênero, número e grau.
- Gênero:
Os adjetivos podem ser:
a) Uniformes: têm uma única forma para os dois gêneros. Exemplo: a folha amarela, o tênis amarelo; menino feliz, menina feliz, homem cordial, mulher cordial.
b) Biformes: têm uma forma para o masculino e outra para o feminino. Exemplo: menino mau, menina má; menino bom, menina boa; português, portuguesa.
*O processo de formação do feminino desses adjetivos é quase idêntico ao dos substantivos, com poucas exceções.
NOTA: Nos adjetivos compostos, só o segundo elemento assume a forma feminina, com exceção de “surdo-mudo” = “surda-muda”.
- Número:
a) Adjetivos simples: fazem plural segundo as mesmas normas dos substantivos simples. Exemplo: mulher bonita, mulheres bonitas; homem elegante, homens elegantes; perfume francês, perfumes franceses.
b) Adjetivos compostos: fazem plural com a flexão do último termo. Exemplo: letras anglo-germânicas, tecidos verde-claros.
NOTA: Se o último elemento do adjetivo composto for adjetivo, há flexão deste último elemento (cabelos castanho-escuros). Mas se o último elemento for um substantivo, o adjetivo composto permanece invariável (tapetes verde-esmeralda). Exceções: surdo-mudo (meninos surdos-mudos) e azul-marinho (vestidos azul-marinho).
- Grau:
a) Comparativo:
- De igualdade: Ela é tão inteligente quanto ele.
- De superioridade analítico: Ela é mais inteligente (do) que ele.
- De superioridade sintético: Ela é maior (do) que ele.
- De inferioridade: Ela é menos inteligente (do) que ele.
b) Superlativo:
- Absoluto analítico: Ela é muito inteligente.
- Absoluto sintético: Ela é inteligentíssima.
- Relativo de superioridade analítico: Ela é a mais inteligente de todos.
- Relativo de superioridade sintético: Ela é a menor de todos.
- De inferioridade: Ela é a menos inteligente de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário