São os pronomes que, quem, qual e quanto empregados para formular uma pergunta direta ou indireta. Tais pronomes estão intimamente ligados aos pronomes indefinidos, pois possuem, a princípio, uma significação indeterminada, embora as respostas às interrogações possam determiná-los.
FLEXÃO: Que e quem são invariáveis. Qual flexiona-se em número (qual/quais). Quanto flexiona-se em gênero e número (quanto/quanta, quantos/quantas).
Valor e emprego:
1. QUE:
a) Como pronome substantivo significa “que coisa”. Exemplo: Que pensa em fazer agora?
b) Como pronome adjetivo significa “que espécie de”, podendo referir-se a pessoas ou coisas. Exemplo: Que mal pode te afligir agora?
c) Pode ser usado com valor enfático. Exemplo: Afinal, que é um nome?
d) Pode ser reforçado por “é que”. Exemplo: O que é que você pensa disso?
2. QUEM:
a) O interrogativo quem é pronome substantivo e só pode se referir a pessoas ou a algo personificado. Exemplo: Quem não gostaria de ter uma vida dessas?/ Perguntei ao Mário quem era ela.
b) Em orações com o verbo ser, pode servir de predicativo a um sujeito plural. Exemplo: Quem são vocês?
3. QUAL:
a) Tem valor seletivo e pode se referir tanto a pessoas como a coisas. É geralmente usado como pronome adjetivo, mas nem sempre com substantivo contíguo. Quando é usado com o verbo “ser” para fazer perguntas, costuma-se empregar o verbo depois de qual. Exemplo: Queria saber qual era a real situação do país./ Qual é o seu carro?
b) A idéia de seleção pode ser reforçada pelo emprego da expressão “qual dos/das/de”. Exemplo: Qual delas é a sua esposa?/ Qual dos senhores é o pai desta criança?
4. QUANTO:
É um quantitativo indefinido. Pode se referir tanto a pessoas como a coisas e ser usado tanto na função de pronome substantivo como na de pronome adjetivo. Exemplo: Quanto devo?/ Quantas vezes terei que repetir para que você entenda?
NOTA:
Os pronomes interrogativos também são usados em exclamações quando estas carregam o sentido de uma interrogação impregnada de admiração. Exemplo: Meu Deus, quem diria!/ Que coitadinha que nada!/ Quantas coisas ainda teria pra viver!
Nenhum comentário:
Postar um comentário