O floema, ou líber é um tipo de tecido condutor de água e compostos orgânicos encontrado nas plantas vasculares, englobando as Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.
O floema transporta água e compostos orgânicos dissolvidos, principalmente glicose, das folhas até o caule e as raízes. Esse líquido contendo água e nutrientes é chamado de seiva elaborada.

Os vasos do floema são formados por células vivas, mas que perderam o núcleo durante o processo de diferenciação. A passagem da seiva elaborada de célula a célula é facilitada pela existência de placas crivadas, que são perfurações nas paredes das células que se tocam.
Na foto abaixo é possível observar duas células do floema cortadas de maneira transversal, onde os poros representam a placa crivada. Na figura logo abaixo, está um corte longitudinal do floema, onde é possível ver as células pela coloração nem azul.


A presença de tecido condutores nas plantas vasculares, também chamadas de traqueófitas, é um dos fatores responsáveis por sua maior estatura e independência dos ambientes aquáticos.
Um comentário:
Muito interessante!
Postar um comentário