
Presentes em todos os ambientes, as bactérias são importantes para a cadeia alimentar, atuando como decompositoras. Também são importantes na fixação biológica do nitrogênio para a produção de aminoácidos. São utilizadas na indústria, sendo os lactobacilos muito conhecidos. Não podemos esquecer que as bactérias também são causadoras de muitas doenças, em plantas, animais e no homem.
Curiosamente, algumas bactérias são capazes de adquirir seu alimento através de fotossíntese. Outras adquirem através de um processo semelhante, a quimiossíntese (obtenção de energia a partir de molécula inorgânica), mas a grande maioria é heterotrófica.
A reprodução das bactérias é assexuada, através de mitose. Normalmente, em condições favoráveis, uma bactéria se divide em duas em 20 minutos, portanto em pouco tempo a população bacteriana pode se reproduzir e alastrar. Existem bactérias que podem ter certo grau de reprodução sexuada, através de conjugação (passagem de um pedaço de DNA de uma bactéria para outra), transformação (incorporação de DNA presente no meio) ou transdução (incorporação de DNA viral). Nas fotos abaixo, é possível observar as bactéria de dividindo assexuadamente.
Algumas doenças causadas por bactérias são: tuberculose, lepra, cólera meningite, leptospirose, gonorréia, sífilis e tétano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário